Muito tempo sem postar no blog, mas bateu saudade e vontade de voltar a colocar nossos pensamentos e opiniões sobre o mundo aqui nesse pequeno inferninho virtual!
E pra começar, um post do tipo “Depois de Assistir”, com nossas opiniões (ligeiramente resumidas) sobre os filmes que vimos – no cinema – nesses últimos meses!
Bem! Esse ano tinha alguns planos para o Réveillon, mas São Pedro num parou a chuva aqui no ES então complicou um pouco. Mas mesmo sem ter muito programado o que fazer na hora da virada, não podemos nos esquecer de ficarmos lindas! Mesmo que seja pra ligar na Rede Globo e assistir ao Show da Virada banhadas no luxo e no glamour! Então, segue o meu esmalte da virada! Eu amei! *.*
Toda ou quase toda mulher sonha com a depilação a laser! Deve ser um conforto imenso não ter que raspar ou depilar os malditos pêlos incovenientes que ao crescerem ficam grossos e transformam nossa beleza em feiúra intensa.
Dica de amigo: quando for contratar uma empresa de armazenamento de dados, sempre pergunte pra ela se ela faz backup, e PRINCIPALMENTE, se backup é salvo num servidor diferente do servidor onde os dados normais são salvos. Porque o criador do Migre.me não fez isso e se deu mal feio.
Mais uma enquete que chega ao fim! Na verdade essa foi praticamente uma pesquisa de mercado, mas tudo bem! E adivinha qual o assunto que vocês fiéis leitores mais gostam de ver no blog?
Passou da hora de fazer um breve comentário sobre The Expendables (em português, Os Mercenários)! Isso mesmo!!! Já fomos ver há um tempinho, mas até hoje não cheguei a comentar sobre esse filme tão macho e tão cheio de testosterona.
Eu tinha um professor que sempre dizia que "na natureza nada se cria; tudo se copia". E parece que tem um pessoal aí na música que se esforça pra fazer valer esse dito. Mas será que foi plágio mesmo?
.
Dr. Wikipédia diz que plágio é "o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma."
Um dos casos mais conhecidos é o que aconteceu no ano passado, quando Joe Satriani, guitarrista americano, acusou (e processou) o Coldplay por plágio de uma música sua.
A música do Coldplay em questão é Viva La Vida.
A música de Joe Satriani que teria sido copiada é If I Could Fly.
Segundo o site G1.comSatriani falou sobre o caso em entrevista ao site MusicRadar.com. "No primeiro segundo em que ouvi, eu soube. Senti como se tivesse levado uma punhalada no coração. Doeu demais. No momento em que escutei, sabia que era 'If I Could Fly'." disse o guitarrista de 54 anos (atualmente).
Em outro trecho, Satriani diz: "Quase imediatamente, no minuto em que a canção saiu, minha caixa de e-mails foi inundada com mensagens de pessoas perguntando se eu tinha ouvido a música. Todo mundo percebeu. É muito óbvio. É simples assim: você ouve a canção e vê que é plágio."
Nesse video foi feita uma mixagem simples das suas músicas:
E nesse uma mixagem mais trabalhada, em que a união das duas músicas faz uma só perfeitamente:
Também segundo o G1.com, o Coldplay, em um comunicado, respondeu as acusações: "Se há semelhanças entre as duas canções, é uma coincidência. É uma surpresa tanto para nós quanto para ele. (...) Joe Satriani é um excelente músico, mas ele não compôs 'Viva la vida'. Nós respeitosamente pedimos a ele que aceite nossa afirmação e desejamos o melhor em todas as suas empreitadas futuras."
O processo não deu em nada, mas com a repercussão do caso, outros músicos começaram a aparecer por aí dizendo que a música em questão era plágio não de Satriani, mas de músicas deles! A banda de rock argentina Los Enanitos Verdes e o músico britânico Cat Stevens foram alguns que disseram terem sido plagiados.
Esse video traz os trechos das quatro músicas para análise:
O caso mais famoso recente é o que envolve as cantoras Katy Perry e Ke$ha, com suas California GurlsTik Tok e , respectivamente, que inclusive eu sempre ouvia as duas achando que eram a mesma música e sempre reparando que tinha alguma coisa diferente da última vez que eu tinha ouvido.
A cantora americana Ke$ha lançou o single Tik Tok no meio do ano passado, fazendo sua estréia no mercado da música.
Esse ano aparece a californiana Katy Perry lançando seu single California Gurls, com semelhanças incríveis a Tik Tok.
Kesha e Katy são amigas e já disseram que não tem nada a discutir sobre essa história de plágio entre as duas e que isso é boato. Outro detalhe é que ambas músicas foram produzidas por Dr. Luke e Benny Blanco, o que pode explicar um pouco da semelhança entre as músicas.
Mas que as músicas são quase iguais parecidas, isso são. Olha a comparação nesse video:
E olha esse mashup tenso com as duas músicas:
Outros boatos colocavam que os Beach Boys estariam processando os autores do single de Katy devido ao trecho "I wish they all could be California girls", cantado por Snoop Dogg, mesma frase presente na música California Girls da banda. No G1.com saiu notícia de que é só boato mesmo, e que o pessoal dos Beach Boys já disseram que ficaram felizes que essa nova música estava relembrando a música deles de 45 anos atrás.
Outro caso recente, mas menos famoso (talvez porque seja bem recente), é entre Offspring e Foo Fighters. Um fã filmou a banda tocando You Will Find a Way num show e colocou no Iutubiu, e a partir daí foram só acusações (por parte dos fãs).
A música plagiada seria Times Like These (do ano de 2003), do Foo Fighters.
Procurei na net notícias sobre o assunto, se há algum processo ou esclarecimento, mas até então só rumores.
Se em algum desses casos ocorreu plágio de fato, vai saber. O que posso dizer mesmo é que independente disso, eu gostei de todas as originais e suas "versões"!
Nenhum comentário para "Essa falta de criatividade..."
Postar um comentário