DESTAQUES

Primeira lista de Mano é ótima surpresa!

A história de que o Mano convocaria apenas jogadores "brasileiros" e sem ser de Inter e São Paulo foi completamente furada. Esperava-se isso pela inatividade dos "estrangeiros", e pelas semi-finais da Libertadores. Mas o que se viu não foi isso. Uma seleção muito bem pensada para o momento, e que agradou a praticamente todos, a não ser por detalhes.
.

Mano no momento de sua apresentação




Para o momento, a seleção foi excelentemente convocada.
1. Jogadores com média de idade mais baixa (23,08 anos em média), visando a Olimpíada de Londres-2012, bem como uma renovação, além de aproveitar tantos jogadores que passaram por seleções de divisão de base;

2. Poucos jogadores que disputaram a Copa-2010, e estes foram jogadores que não apareceram tanto, ou seja, sofreram/sofrerão menos exposição e ligação com a seleção que disputou o último mundial;

3. Mais jogadores que jogam no Brasil, mostrando que os destaques daqui também merecem e deverão ser lembrados.

4. Várias ótimas surpresas que já estavam merecendo chance na seleção, como David Luiz (Benfica) e o trio novato do Santos - Ganso, Neymar e Andre - que formarão um quarteto santista com Robinho.


A Lista de Convocados (por posição, com time e idade atual):

GOLEIROS
Victor (Grêmio - 27)
Jefferson (Botafogo - 27)
Renan (Avaí - 19)



LATERAIS DIREITOS
Daniel Alves (Barcelona - 27)
Rafael (Manchester United - 20)



ZAGUEIROS
Réver (Atlético-MG - 25)
Thiago Silva (Milan - 25)

David Luiz (Benfica - 23)
Henrique (Racing Santander - 23)



LATERAIS ESQUERDOS
André Santos (Fenerbahce - 27)
Marcelo (Real Madrid - 22)


VOLANTES
Hernanes, São Paulo, 25

Lucas (Liverpool - 23)
Ramires (Benfica - 23)

Jucilei (Corinthians - 22)
Sandro (Internacional - 21)



MEIAS
Ederson (Lyon - 24)
Carlos Eduardo (Hoffeinheim - 23)
PH Ganso (Santos - 20)


ATACANTES
Robinho (Santos - 26)
Diego Tardelli (Atlético-MG - 25)
Pato (Milan - 20)
André (Santos / Dinamo de Kiev - 19)
Neymar (Santos - 18)





É claro que a lista não é nota 10 (é 9,0). Afinal tem jogadores que na verdade, na verdade, não deveriam estar ali, como o Jefferson (Botafogo) que poderia ter sido trocado pelo Fábio (Cruzeiro); ou jogadores de qualidade duvidosa para a seleção (contando com uma convocação "mundial"), como o Réver (Atlético-MG).


Obs.: Notei algumas pessoas criticando a convocação do André (Santos/Dínamo), algo que não entendo, afinal é um belíssimo jogador, com muito potencial, e que fez muitos gols esse ano já. Acredito que isso aconteça porque ele acaba sendo um pouco ofuscado pela dupla Neymar-Ganso.



Mano em entrevista após a convocação




A entrevista do novo técnico foi nota 10. Não deixou pergunta sem resposta, e as vezes com uma resposta eliminava outras 3 ou 4 perguntas que certamente seriam feitas depois. Sem arrogância, teimosia ou ignorância com qualquer tipo de pergunta, assunto ou jornalista específico.

Ele tocou em dois pontos importantíssimos na entrevista também: o aproveitamento dos jogadores de base na seleção e no futebol brasileiro, que saem do país antes de chegarem a ser titulares em seus times; e a importância de um diretor executivo, pra fazer um "meio-de-campo" com os superiores da CBF e com dirigentes de clubes.
Pontos que vão além da "simples" tarefa de comandar a seleção, mas que passam pela organização atual do futebol brasileiro. Tomara que ele consiga criar algum tipo de mudança na maneira como o futebol é dirigido no país.



Só o tempo dirá se esses nomes vingarão na seleção, mas o que fica provado é que Mano Menezes está muito bem preparado e atento para o que é necessário nesse momento para o time brasileiro, e, aparentemente, para os diferentes momentos que a seleção viverá daqui em diante.




Postado por Beto

Nenhum comentário para "Primeira lista de Mano é ótima surpresa!"