DESTAQUES

A Copa do Mundo de 2010 acabou, e vai deixar saudade!

E a Copa do Mundo de 2010 acabou! Depois de 64 jogos, muitos gols, cartões, polêmicas de arbitragem, lágrimas e aplausos, a Espanha sagrou-se campeã! Pude acompanhar a Copa toda infelizmente, e a partir daí fiz minha análise, como todo torcedor-técnico.



Separei por grupos, falando de cada seleção. Aí você pensa: "mas são 32 seleções", mas é só uma passada rápida em cada uma, relaxa.


GRUPO A:
África do Sul - Quando ia entrar em campo no jogo de estréia da copa, cantando daquele jeito, encantaram o mundo. Quando fizeram 1 x 0 no México deu pra empolgar e pensei "agora vai", mas não foi. Perderam gols e mais gols, por fominhagem e por ruindade mesmo. Fizeram história: primeiro anfitrião a não passar pra 2ª fase.

Pienaar - meio campo da África do Sul






França - Protagonizaram o maior vexame da copa. Mas a França inteira queria estar no lugar do Anelka e xingar o Domenech (técnico da seleção) como ele xingou: "Va te faire enculer, sale fils de pute!". Tradução aqui é desnecessária.

Capa do L'Equipe



México - Tentou colocar um monte de mulequinho sub-20, sub 23-lá, até com talento, mas sem experiência e sem banco de reservas não tiveram a mínima chance, ainda mais pegando a Argentina nas 8as. Eles realmente devem ter acreditado que o Giovani dos Santos era clone do Ronaldinho Gaúcho...

Giovani dos Santos - Meio campo mexicano



Uruguai - A grande e melhor surpresa da copa. Se não fosse pelas ausências de jogadores importantes na semi contra a Holanda, talvez pudesse ter chegado a Final. Forlán brilhante, e Loco Abreu provando que realmente é completamente louco com aquela cavadinha no penalti contra Gana.

Gol de Forlán contra a Holanda


GRUPO B
Argentina - Chegou as 4ª mais por sorte do que por qualquer coisa. Um time com talentos individuais impressionantes, e que até deram "liga" juntos, mas não formaram uma grande seleção. Em um grupo ligeiramente fraco, conquistaram 3 vitórias e deu a impressão de que eram grandes favoritos. Mero engano. Foram pra casa chupando salsichão alemão.

Maradona triste


Coreia do Sul - Passaram pras 8as, o máximo onde poderiam ter chegado. Uma seleção arrumadinha, mas sem muito talento, não resistiram contra o Uruguai.

Grécia - Foram à copa só pra embolar a língua dos narradores com jogadores com nomes tipo Sokratis Papastathopoulos.

Nigéria - Assim como a África do Sul, não sabem fazer gol. Perderam os gols mais incríveis da copa. Facil de  entender porque ficaram na 1ª fase. Tinha o ataque com o nome mais parecido da história das copas: Obasi, Obafemi e Obinna.



GRUPO C
Argélia - Essa aqui é fácil de entender: A Argélia é o Time-B da França. A França foi eliminada na 1ª fase; a Argélia, com mais de 15 jogadores franceses naturalizados, só poderia ter seguido o mesmo caminho: o de volta pra casa logo na fase de grupos.

Eslovênia - Nadou, nadou e morreu na praia. Ganhou o 1º jogo, no 2º tava ganhando de 2x0 e permitiu o empate, e no 3º jogo perdeu pra Inglaterra. Mas ainda assim tava se classificando. Estava, durante uns 10 segundos. Mas nos acréscimos os EUA ganhou da Argélia e mandou embora a Eslovenia. Um time até arrumadinho, mas time arrumadinho não tem jeito.

Estados Unidos - Empatou com a Inglaterra por sorte, empatou com a eslovênia por azar (poderia ter ganho se nao fosse por erro do juíz), e ganhou da Argélia nos acrescimos. Como só sorte não adianta, ficou nas 8as, perdendo pra Gana.


 Donovan - Atacante americano



Inglaterra - Entre as seleções favoritas, foi a que deixou a copa mais cedo. Mais uma vez, Gerrard e Lampard não se entenderam no meio campo, o que influenciou demais no funcionamento do time, e na chegada da bola ao craque centroavante Shrek Rooney, que não marcou gols na copa (mas ele tem só 24 anos e ainda vai jogar outras). Destaque pro frango do Green no 1º jogo.


Frango do goleiro Green contra os EUA



GRUPO D
Alemanha - Jogou o futebol mais bonito da copa. Mas esse futebol só aparecia quando jogava no contra-ataque. Contra a Inglaterra e Argentina, quando saiu na frente no placar e depois foi atacada, massacrou nos contra-ataques. Contra Gana e Sérvia, quando não foi atacada, perdeu um e ganhou o outro sofrido de 1x0. Não estou dizendo que não tem qualidade, apenas que o futebol bonito aparece praticamente somente quando os contra-ataques aparecem. Ainda bem que o Klose não empatou com o Ronaldo em número de gols em copas.



 Thomas Müller - destaque alemão na Copa



Austrália - Fez os dois 1ºs jogos horríveis, e depois resolveu jogar a sério e ganhou da Sérvia só pra eliminá-la. Fiquei put* com isso, porque queria ver a Servia nas 8as.

Gana - Deveria ter treinado mais cobranças de penalti, principalmente aquele cara com nome de cantor sertanejo, o Gyan, que perdeu o penalti contra o Uruguai.

Sérvia - Uma das seleções que queria ver chegando nas finais da copa, mas nem sequer passou da 1ª fase. Grandes nomes individualmente, mas que não formaram um bom time.

Gol sérvio contra a Alemanha



GRUPO E
Camarões - Uma boa seleção, difícil até de dizer porque cairam tão cedo. Acho que foi porque não souberam jogar com inteligência, pois poderiam ter ganhado do Japão e da Dinamarca.

Dinamarca - Começaram as eliminatórias da europa pra copa com tudo, mas depois foram caindo, caindo, caindo... até que chegaram a copa, e caíram na 1ª fase da copa.

Holanda - Fortíssima do meio de campo pra frente, e com um ótimo goleiro. Chegou a final com merecimento, pois não desperdiçavam gols, e também com boa dose de sorte, vide o 1º gol contra o Brasil. Resolveram desperdiçar gols justamente na final contra a Espanha, né Robben?! Poderia ter perdido para o Uruguai na semi se a celeste estivesse completa, e na final abdicaram do futebol pra jogar no contra ataque. Fizeram uma final horrorosa.


 Robben comemorando gol contra Uruguai



Japão - Sabia de suas limitações e de seus pontos fortes, por isso conseguiu beliscar uma vaguinhas nas 8as e quase chegar as quartas. Bola parada e contra ataque eram suas forças, e nessa copa, com dois zagueiros altos, praticamente acabaram com o desespero das bolas altas em sua área.

GRUPO F
Eslováquia - Uma seleção arrumadinha, e com um cara sortudo que fazia gol, o Vittek. Valeu por ter tirado a Itália na 1ª fase, fazendo um dos jogos mais legais dessa copa (Eslováquia 3 x 2 Itália).

Itália - Chegaram na África do Sul cheios de pose, de terno e gravata, desfilando no aeroporto. E perderam essa pose rapidinho. Foi eliminada na 1ª fase, junto com sua adversária da final de 2006. Uma seleção envelhecida, pouco pode fazer.



 Cannavaro chorando depois da derrota contra Eslováquia



Nova Zelândia - Ganharam seu primeiro jogo na história das copas. Agora chega: podem voltar pro Rugby.

Paraguai - Podiam ter ganho da Espanha nas 4ªs de final, mas deixaram a chance escapar naquele penalti perdido por Cardozo. Com uma zaga fortíssima, nos proporcionou as melhores imagens da copa: Larissa Riquelme.

GRUPO G
Brasil - Ah, o Brasil... Felipe Melo, Kleberson, Michel Bastos... a culpa não é deles, é de quem levou eles. Do Dunga. A seleção não tinha banco e por isso não conseguiu mudar o jogo contra a Holanda. Já sofri demais com a seleção, agora é pensar em 2014.



Júlio Cesar chorando após eliminação contra Holanda



Coreia do Norte - Jong Tae Se (atacante) chorando ao ouvir o hino da coréia do norte contra o Brasil foi uma imagem marcante. Mas no futebol, coitados... levaram a maior goleada da copa: 7 x 0 pra Portugal.

Costa do Marfim - Confiaram de que empatando com Portugal, empatando com o Brasil e ganhando da Coréia se classificariam. Porém ao invés de jogar bola contra o Brasil, preferiram sentar a porrada nos jogadores Brasileiros. Queria que tivessem passado pras 8as, mas não foram, como a Sérvia.


Seleção da Costa do Marfim no jogo contra  C. do Norte



Portugal - Sem Cristiano Ronaldo jogando bem, e com uma seleção modesta, não tiveram chance contra a Espanha. Passaram pra 2ª fase só porque conseguiram golear a C. do Norte.

 C. Ronaldo após gol contra a C. do Norte


GRUPO H
Chile - Fez uma boa primeira fase, mas aí encontrou o Brasil nas 8as, e aí não tinha jeito pra eles. Compraram as passagens de volta antes do jogo contra o Brasil, pra dois dias depois do jogo. Nem eles acreditavam na vitória.

Espanha - Ah, a Espanha. Campeã. Vitória do Futebol o título da Espanha. Um trabalho de 4 anos bem feito, levando a seleção ao titúlo da Euro-08 e depois ao da Copa. Jogando um futebol vistoso, mas que as vezes seu próprio futebol a complicava, pois prensava o adversário em seu campo de defesa, dificultanto a penetração (ui!) depois. Depois de 12 anos, temos um novo campeão: a 9ª seleção campeã da história. E a primeira nova campeã fora de casa desde 78, na Argentina. Paella do polvo Paul pra todo mundo!


 Espanha campeã do Mundo



Honduras - Foi pra copa mesmo?

Suíça - Acha que só se defendendo ganha alguma coisa. Ganhou da Espanha e só. Tá que ganhar da campeã não é pouca coisa, mas não foi além disso, ou seja, mera sorte.

--

Melhor da Copa FIFA: Diego Forlán (URU)
Melhor da Copa Beto: Eu dividiria o prêmio entre o Forlán e o Thomas Müller (ALE)

--

SELEÇÃO DA COPA (Beto):

Eduardo (POR)

Philipp Lahm (ALE) - Arne Friedrich (ALE) - Gerard Piqué (ESP) - Fucile (URU)

Sergio Busquets (ESP) - Bastian Schweinsteiger (ALE)

Thomas Müller (ALE) - Diego Forlán (URU) - Wesley Sneijder (HOL)

David Villa (ESP)

--

Momento mais marcante: Seleção da África do Sul entrando para o primeiro jogo cantando.

--


Agora é esperar a Copa do Mundo 2014 chegar no Brasil! Se ela for acontecer aqui mesmo, porque pelo andamento das obras...



Postado por Beto

Nenhum comentário para "A Copa do Mundo de 2010 acabou, e vai deixar saudade!"