DESTAQUES

13 de Julho - Dia Mundial do Rock

Dia 13 de Julho é o Dia Mundial do Rock porque em 1985, um tal Bob Geldof resolveu organizar um show com intenção de angariar fundos para o problema da fome na Etiópia, o Live Aid, e chamou as maiores bandas de rock da época para tocar neste evento, que ocorreria, ao mesmo tempo, em Londres e na Filadélfia. Aconteceu em 13/07/1985, e desde então este é considerado o Dia Mundial do Rock. Mas... e o Rock Nacional?

.





Há alguns dias atrás, no post da Enquete #4, eu escrevi um pouco sobre as origens do rock, suas misturas e alguns ícones. Então hoje, o meu tributo ao rock, será ao Rock Nacional, que neste dia, geralmente fica um pouco esquecido.

O Rock nacional teve seu início na década de 50, com gravações pouco conhecidas de hoje e um pouco diferentes do estilo mais clássico do Rock. A música mais conhecida seria "Estúpido Cupido", de Celly Campello, de 1958.





A década de 60 ficou marcada pelas músicas conhecidas da "Jovem Guarda", programa da Rede Record, que tinha Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa como apresentadores. Músicas como "É Proibido fumar", "O Calhambeque", "Splish Splash" e "Parei na contramão" ficaram entre as mais famosas.


ROBERTO CARLOS





No final da década de 60 e início da de 70 é quando surge Os Mutantes e Rita Lee, e o ícone Raul Seixas, com suas músicas bem variadas, como "Metamorfose ambulante" e "Mosca na Sopa".

RAUL SEIXAS





Nessa mesma época surge o movimento da Tropicália, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, contrário ao Rock (na minha humilde opinião uma tremenda estupidez).

No final da década de 70 e início da de 80 é quando o Rock Nacional tem seu ápice e sua década de ouro (deu pra perceber que eu gosto é do Rock dessa década né?!).
Nesses anos surgiram as maiores bandas do Rock brasileiro, algumas que nem existem mais:


LEGIÃO URBANA





IRA!





Algumas que a gente acha que não existem mais, mas que ainda estão tocando:

RPM




PLEBE RUDE





NENHUM DE NÓS




KID ABELHA




E outras que continuam em plena atividade conhecida:

ENGENHEIROS DO HAWAII (Humberto Gessinger - a banda de um homem só)




TITÃS




PARALAMAS DO SUCESSO




BIQUINI CAVADÃO (banda que fui num show memorável mês passado)




ULTRAJE A RIGOR



E tem algumas que estão de férias por tempo indeterminado:

BARÃO VERMELHO




Nessas décadas também surgiram alguns cantores solos que saíram de bandas que acabaram ou não, como Leoni, Léo Jaime, Lobão e Lulu Santos.

Depois disso, na década de 90, pouca coisa realmente boa (quando falo assim quero dizer "coisa que eu gosto") surgiu, como Skank, Jota Quest, Raimundos, O Rappa e Los Hermanos. Outras bandas surgiram, mas nada que me agrade muito, como Pato Fu, Planet Hemp, Gabriel o Pensador, Sepultura, Chico Science, Cassia Eller e Charlie Brown Jr.





SKANK





RAIMUNDOS




Na década de 2000 houve o surgimento de mais algumas bandas que não me agradam muito, como Pitty e Detonautas Roque Clube. Ao final dessa década e início da atual houve a explosão do chamado Rock Emo, com bandas como Nx Zero e Fresno, maiores ícones do estilo (lembrando que o termo Emo vem de Emotional Hardcore, abreviando Emocore, abreviando Emo, movimento surgido nos EUA nesta mesma década, marcado por músicas sobre sentimentos e um jeito característico de se vestir). De todas essas bandas, a única que eu gosto é o Nx Zero, porque, apesar das letras um pouco repetidas, tocam muito bem.

NX ZERO






Viu como o Rock Nacional tem muita história?! E aqui eu praticamente só falei nome das bandas, nem contei muita história não.
(E quantas pérolas entre os videos neste post...)



"MÚSICA SE FAZ COM A CABEÇA
MÚSICA SE FAZ COM ATITUDE
MÚSICA SE FAZ COM O CORAÇÃO
MÚSICA NÃO SE FAZ COM A BUNDA, NÃO!
VIVA O ROCK NACIONAL!"
(Bruno Gouveia - Biquini Cavadão)



Postado por Beto

2 Comentário para 13 de Julho - Dia Mundial do Rock

14 de julho de 2010 às 13:40

Adoreiii seu post!!!
Os vídeos são ótimos!!!
E no meu ficou faltando o rock nacional msm, mais ai eu linkei o seu post no meu
uauhauhahuuhauhauhahu

VIVA O ROCK!!!!

15 de julho de 2010 às 01:22

Nem foi por preguiça que eu não inclui o rock nacional ta... ta bom... talvez um pouquinho, mas eu precisava terminar o post antes que o dia 13 terminasse
uhauhauhahuhuahuauh
e nós ressucitamos o iemanjasoueu agora vai da pra levar os dois
da uma passada la depois
=D