DESTAQUES

Parabéns Enfermeiro?!

Hoje, dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro, venho postar aqui sobre algo que me revolta. É, isso mesmo! Revolta sobre algumas coisas que sempre me incomodaram muito, e que, ao ver um processo seletivo como o da Prefeitura de Cariacica (salário em torno de R$500), por exemplo, me entristeci muito!

.

Sempre fico bastante indignada como profissionais enfermeiros após se formarem se submetem a certos tipos de ocupações por desespero por não arrumar um emprego.

Eu sempre vejo ex-estudantes da UFES trabalhando como voluntário em hospitais, trabalhando com um salário de merreca e isso me deixa muito revoltada!

A questão é: Você estudou 4 ou 5 anos (existem cursos de enfermagem com duração de 4 à 5 anos), você possui conhecimento teórico e prático de nível superior, estudou pra caramba pra receber seu diploma, gastou uma nota com Xerox, cursos, congressos e afins e simplesmente aceita trabalhar quase como um escravo.

Sinceramente, sinto vergonha quando vejo alguém fazendo isso. Acho muito mais digno alguém estar desempregado, estar estudando pra concurso, pra mestrado, pra residência em enfermagem do que passar por situações que, ao meu ver, são humilhantes. Por que as pessoas que fazem direito, por exemplo, podem parar suas vidas para estudar por um ano ou mais e um enfermeiro não pode? É bonito ser advogado e só estudar para concurso e é feio ser enfermeiro que só estuda para passar em algo bacana?

Se há um profissional de enfermagem com curso superior trabalhando como voluntário é óbvio que isso é bom para o administrador do serviço, pois ele terá mão de obra escrava, o que irá diminuir os seus gastos. Se houver pessoas que trabalham por pouco dinheiro nunca haverá lugares que pagam o que realmente a gente merece receber.

Muitas vezes quando há greve de enfermeiros alguns profissionais simplesmente burlam a greve para não deixar as pessoas sem atendimento. Não vejo enfermeiros que fazem greves, que pedem aumento de salário, que reivindicam seus direitos. O CRM (Conselho Regional de Medicina) é um conselho muito forte e que quando fala que os médicos não irão trabalhar pois merecem salários melhores, todos param, todos abraçam a causa. A enfermagem é uma classe profissional que precisa se unir e se mobilizar dessa forma! Se não houver enfermeiros em um hospital, em uma Unidade Básica de Saúde, não existirá assistência à saúde das pessoas. O enfermeiro é fundamental no contexto de atendimento à saúde.

É claro que sei que existem pessoas com dificuldades financeiras, e que muitas vezes precisam trabalhar, mesmo por um salário baixo, para sustentar uma família. Mas acredito que se todos os profissionais exigissem um mínimo de salário, todos receberiam muito melhor. Algo como dar um passo para trás, para então dar dois a frente.

Então, faço um convite à todos os enfermeiros e estudantes de enfermagem: Vamos abrir nossos olhos para o nosso futuro! Vamos nos unir! Vamos valorizar a nossa profissão mais do que os outros! Não a desvalorize se acomodando com qualquer coisa! Vamos nos impor e mostrar que somos capazes e que merecemos muito mais respeito do que nos dão!


Postado por Sofia

Nenhum comentário para "Parabéns Enfermeiro?!"