DESTAQUES

Jogos da Copa do Mundo em 3D? Que nada! O negócio é Holografia!

Enquanto na Copa do Mundo que se aproxima a conversa é sobre a transmissão de jogos em Alta Definição e/ou em 3D, no Japão a discussão já vai um pouco além: transmissão dos jogos por holografia, e não só para televisão, mas também para transmissão em estádios!

.

Projeção holográfica no filme Star Wars



O Japão quer sediar a Copa do Mundo FIFA de Futebol Masculino em 2022, e um dos pontos que fazem parte da proposta entregue pela comissão japonesa à dona FIFA, é a de que ofereceria tecnologia pra que o mundo inteiro pudesse assistir os jogos em projeções holográficas.

O que isso significa? Significa que você poderia ir ao Morumbi (SP), ao Mineirão (MG), ao Maracanã (RJ) ou ao Beira-Rio (RS), e assistir ao jogo que estaria acontecendo no japão como se estivesse acontecendo nesses estádios, com jogadores em tamanho real e som ambiente da partida transmitido pelo sistema de áudio do estádio. Não seria magnífico?!

Para concretizar tal proposta, nossos queridos amigos nipônicos precisariam fazer um investimento de cerca de US$6 bilhões, para poder captar as partidas com 200 câmeras de Alta Definição em 360º.

Seriam selecionados 400 estádios ao redor do mundo, que seriam equipados para receber a transmissão.

Quanto ao gasto de energia, que seria exorbitante, a idéia é colocar painéis de captação de energia solar e dispositivos de recuperação de energia cinética em pontos específicos do estádio (semelhante ao KERS - sistema de recuperação de energia cinética - que apareceu na Fórmula 1 ano passado, que recupera energia cinética e dá mais potência ao carro - cerca de 80cv a mais).

Apesar de parecer uma coisa completamente louca pra gente, e longe de ser concretizada, mesmo daqui a 12 anos, Jun Murai (diretor de tecnologia da comissão japonesa) diz que acredita que isso já será possível para jogos em 2016.

A tecnologia de projeção holográfica já é conhecida do público em geral. Foi demonstrada no filme Star Wars, e também no filme I, Robot (Eu, Robô).

 I, Robot: Viki - uma personagem fruto de inteligência artificial simbolizada por holografia



I, Robot: Projeção holográfica em 2D (sem profundidade)



Olhando a projeção holográfica em 2D de frente ela seria quase como olhar para uma pessoa realmente, mais ou menos assim:

I, Robot: Vista frontal da holografia 2D



O programa Fantástico (TV Globo) utilizou recentemente tal tecnologia em seu programa:




Um video simples que dá a idéia melhor de uma projeção holográfica em 3D:




Mas voltando ao futebol, não seria sensacional assistir os jogos da nossa seleção (e das outras também) nos estádios aqui do Brasil, utilizando essa tecnologia que parecia tão impossível?!

Se a Copa for mesmo no Japão e eu não conseguir ir pra lá, o Maracanã que me aguarde!


Onde vi isso: www.info.abril.com.br


Postado por Beto

Nenhum comentário para "Jogos da Copa do Mundo em 3D? Que nada! O negócio é Holografia!"