Muito tempo sem postar no blog, mas bateu saudade e vontade de voltar a colocar nossos pensamentos e opiniões sobre o mundo aqui nesse pequeno inferninho virtual! E pra começar, um post do tipo “Depois de Assistir”, com nossas opiniões (ligeiramente resumidas) sobre os filmes que vimos – no cinema – nesses últimos meses!
DESTAQUES
Nós, do Chuteira e Salto Alto, estamos bastante ausentes com nossos leitores, mas esperamos que 2011 seja um ano de muitos posts!
Bem! Esse ano tinha alguns planos para o Réveillon, mas São Pedro num parou a chuva aqui no ES então complicou um pouco. Mas mesmo sem ter muito programado o que fazer na hora da virada, não podemos nos esquecer de ficarmos lindas! Mesmo que seja pra ligar na Rede Globo e assistir ao Show da Virada banhadas no luxo e no glamour! Então, segue o meu esmalte da virada! Eu amei! *.*
Toda ou quase toda mulher sonha com a depilação a laser! Deve ser um conforto imenso não ter que raspar ou depilar os malditos pêlos incovenientes que ao crescerem ficam grossos e transformam nossa beleza em feiúra intensa.
Dica de amigo: quando for contratar uma empresa de armazenamento de dados, sempre pergunte pra ela se ela faz backup, e PRINCIPALMENTE, se backup é salvo num servidor diferente do servidor onde os dados normais são salvos. Porque o criador do Migre.me não fez isso e se deu mal feio.
Mais uma enquete que chega ao fim! Na verdade essa foi praticamente uma pesquisa de mercado, mas tudo bem! E adivinha qual o assunto que vocês fiéis leitores mais gostam de ver no blog?
Passou da hora de fazer um breve comentário sobre The Expendables (em português, Os Mercenários)! Isso mesmo!!! Já fomos ver há um tempinho, mas até hoje não cheguei a comentar sobre esse filme tão macho e tão cheio de testosterona.
E o tão falado, discutido e pedido Projeto "Ficha Limpa" foi sancionado pelo Presidente Lula! Mas o que isso significa? O que mudou com essa aprovação? Todo mundo condenado de alguma forma agora passa a ser inelegível? Num é bem assim.
.
O Projeto que altera a Lei da Inegibilidade (Lei complementar 64/1990), que foi apresentado ao Congresso pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) com mais de 1,6 milhão de assinaturas, foi sancionado pelo presidente na última sexta-feira (04/06), e, não houve nenhuma alteração em relação ao texto aprovado pelo Senado.
Como essa aprovação final aconteceu antes do dia 09/06, vai caber ao Judiciário decidir se o projeto vale já nas próximas eleições (o MCCE entende que sim).
Eu sei que você tá lendo, lendo, lendo, mas o que você quer saber mesmo é o que realmente mudou com a "nova lei". Então aí vai.
PRAZOS PARA INELEGIBILIDADE
Antes: o prazo para inelegibilidade variava de acordo com a infração e de quem cometeu. Deputados e Senadores ficavam inelegíveis após término de seu mandato durante 8 anos. Já Governadores e Prefeitos durante três anos.
Agora: O prazo passa a ser de 8 anos para a maioria das situações, independente do crime e de quem o tiver cometido.
CONDENAÇÕES
Antes: Os condenados pela Justiça Eleitoral ou Justiça Comum só ficavam inelegíveis após esgotadas as chances de recurso (decisão transitada em julgado).
Agora: Condenação em 2ª Instância por decisão colegiada (grupo de juízes) passa a ser o suficiente para a inelegibilidade. (Uma condenação geralmente ocorre por somente um juíz em 1ª Instância, e após recurso do réu, um grupo de juízes analisa o processo - 2ª Instância).
RECURSO
É possível concorrer na eleição se houver autorização concedida por uma decisão colegiada enquanto o recurso estiver sendo analisado. Se após a análise do recurso o candidato continuar condenado e esgotarem-se os recursos, ele perde a candidatura ou o cargo (se já estiver eleito).
TIPO DE CRIMES
Antes: abuso de poder econômico ou político no processo eleitoral e outros crimes eleitorais; crime contra economia populares, fé pública, administração pública e o patrimônio público, mercado financeiro; tráfico de entorpecentes.
Agora: Os anteriores estão mantidos, e ainda entram outras punições. Crime contra patrimônio privado, mercado de capitais, lei de falências; meio ambiente e saúde pública; abuso de autoridade; lavagem ou ocultação de bens; racismo, tortura, terrorismo, crimes hediondos; condição análoga à escravidão; contra a vida e dignidade sexual; praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.
RENÚNCIA
Antes: quem renuncia meio à denúncia concorre normalmente na próxima eleição.
Agora: fica inelegível para as eleições que se realizaram durante o tempo remanescente do mandato e ainda mais 8 anos após o término do mandato.
PROFISSÃO
Antes: Punições por conta de infrações na vida profissionail não contava.
Agora: Os excluídos do exercício profissional por infração fica inelegível por 8 anos. Os demitidos de serviço público por processo administrativo ou judicial também ficam inelegíveis por 8 anos.
Apesar de não ter sofrido alterações pelo presidente, o Senado fez alterações substanciais. Por exemplo, no texto original enviado ao Congresso, uma condenação simples por apenas um juíz era o suficiente para a inelegibilidade. A outra alteração é que os verbos foram todos passados ao tempo futuro (“os que forem condenados” ou “os que renunciarem”), e assim, não se sabe se a regra vai valer para quem já está condenado dentro do que prega o projeto ou apenas para condenações futuras.
É importante lembrar também que o projeto tem alcance restrito no sentido de que a ação tem que ser em esfera criminal (e não civil), e a decisão tem que vir de órgãos judiciais (não administrativos, como o TCU).
Eu sei que você foi guerreiro e leu até o fim e agora tá por dentro do que é esse projeto que foi tão falado. Se ele vai ser bom ou ruim, eficiente ou indiferente, só descobriremos com o tempo. Mas acho que o mais importante de tudo foi a ação popular com a reunião de mais de 1,6 milhão de assinaturas na tentativa de mudar um pouco o quadro da política brasileira, tão marcada por escândalos de corrupção.
Fonte: FOLHA - G1 - MCCE
Postado por Beto
1 Comentário para O Projeto "Ficha Limpa" foi sancionado! Tá, mas e agora, o que mudou?!
TSE decidiu hoje que o "Ficha Limpa" valera já pra essas eleições (2010).
Postar um comentário